Autoexame é prevenção de câncer?

Ei pessoal, tudo bem por ai?

Por aqui o mês vai bem intenso. Outubro, em geral, é um mês em que se fala muito sobre Outubro Rosa e prevenção de câncer de mama. E com isso a gente vai fazendo uma confusão danada com uma série de conceitos importantes para a nossa saúde. Por isso hoje eu queria falar um pouquinho sobre eles.

O primeiro desses conceitos é a PREVENÇÃO. Prevenção é algo que fazemos para evitar que uma doença se instale. Usando o exemplo do câncer de mama, a prevenção é quando uma pessoa (e não uma mulher, porque homens também têm câncer de mama!) escolhe hábitos em sua vida para reduzir os riscos de câncer. Esses hábitos são uma alimentação saudável e rica em frutas e vegetais, evitar o sedentarismo (e quanto mais atividade com o corpo melhor), reduzir bastante o consumo de álcool. Isso é prevenção.
Apesar de tudo isso diminuir bastante as chances de adoecermos, há fatores que a gente não controla, e mesmo com uma vida super saudável a gente pode ter algumas doenças, o câncer de mama entre elas. Nesse momento torna-se fundamental o DIAGNÓSTICO PRECOCE. Em outras palavras, descobrir a doença em uma fase bem inicial, o que faz com os tratamentos sejam menos agressivos e com maiores chances de reverter a doença, ou mesmo de curar. Pensando no câncer de mama o DIAGNÓSTICO PRECOCE é feito através da Mamografia, que é recomendada a partir dos 40 anos para as mulheres. Vejam bem, mamografia não faz prevenção! Faz o diagnóstico precoce, o que é muito bom também!

Por fim, ainda falando sobre o Outubro Rosa, muita gente fala do auto-exame. O autoexame é ótimo para que a mulher conheça seu corpo, para que ela tenha mais intimidade consigo mesma. Através dele podemos perceber não só caroços, mas outras pistas de que algo não vai bem (pele do seio avermelhada, uma textura cheia de furinhos tipo casca de laranja, um aspecto de inversão do bico do seio, ou quando ele fica meio “repuxado” ou mesmo saída de líquido pelo mamilo). É um ato de AUTOCUIDADO, mas…. o autoexame não é capaz de identificar o câncer no estágio tão inicial, pois quando conseguimos palpar um nódulo é porque ele já está maiorzinho do que a mamografia consegue identificar. E também ele não faz as vezes do exame médico. O médico avalia uma série de detalhes que nós não somos treinadas a perceber sozinhas

Assim, cultivar a saúde engloba tudo isso: conhecer seu corpo, ter hábitos que previnem doenças (e promovem saúde), estar em dia com a visita ao seu médico e fazer os exames que ele recomendar para diagnosticar o mais rápido possível qualquer doença.

Já sabe, né? Se quiser continuar o papo, só responder esse e-mail. Vai ser gostoso conversar!

Nos vemos em quinze dias!

 

Regina Chamon
(Dra Sangue Bom)

Você sabia que a pele oleosa é muito comum entre os brasileiros, afetando pessoas de todas as idades ?

A oleosidade é resultado da produção excessiva do sebo, normalmente esse tipo de pele tem como característica os poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne.

Para cuidar da pele oleosa é necessário mantê -la saudável, realizando a higienização e tonificação correta.

Lavar o rosto o dia todo na intenção de minimizar a oleosidade não é a maneira correta, pois o corpo entende que ele precisará repor a o que foi retirado, deixando assim, a pele cada vez mais oleosa, por isso, a higienização é recomendada duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Quem tem a pele oleosa deve ainda escolher um sabonete e um tônico com ativos que ajudam no controle da oleosidade, como a argila e o zinco. O sabonete neutro ( normalmente de bebê) é o mais indicado para não modificar o PH da sua pele, caso não use, recomenda-se a tonificação da pele a fim de reestabelecer o seu PH.

A pele oleosa também precisa de hidratação, para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas a produzir mais óleo, por consequência recuperando a vitalidade da pele, porém opte por hidratantes livres de óleo ( oil free).

Não se esqueça, em sua higienização matinal, utilize protetor solar, recomenda-se Oil Free.

Cuide de quem mais merece seu cuidado, você mesma !

MINI CURRÍCULO
Prof. Esp. Larissa Testai
Professoras dos cursos Técnico em Estética e Técnico em Enfermagem
Graduada em Biomedicina e Pós Graduada em Estética