m

Promover a vivência do exercício cidadão e profissional, de forma proativa, pelo domínio do saber, das tecnologias, do empreendedorismo e da autosustentabilidade através da Educação Profissional.

v

Ser reconhecida pela qualidade da Formação Profissional, junto a comunidade local e aos Primeiros Segundos e Terceiros Setores.

vv

  • Qualidade no ensino profissional;
  • Vivência, cidadania e pensamento critico;
  • Valores humanos fundamentais da convivência;
  • Responsabilidade Pessoal, Social e Ambiental;
  • Respeito a diversidade humana;
  • Inclusão e Mobilidade Social;
  • Proatividade;
  • Apoio ao primeiro emprego.

resp

Ambiental

Por ser uma instituição do Terceiro Setor, a Escola Natasha Franco Vieira tem como filosofia a gestão compartilhada, onde a tomada de decisão é feita pela equipe.

A Responsabilidade Social e Ambiental também fazem parte de seus princípios, em 2014 a escola recebeu o “Certificado de Utilidade Pública Municipal” e o “Selo Escola Mais Verde” pelos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

De acordo com Melo Neto e Froes (2001), há 14 definições para Responsabilidade Social, podendo destacar as seguintes:

  • Estratégia social de inserção na comunidade, onde a organização estreita o relacionamento com a comunidade onde está inserida;
  • Estratégia social de desenvolvimento da comunidade, cuja organização é responsável socialmente, tornando-se um agente do desenvolvimento local;
  • Promotora da cidadania individual e coletiva, por meio de suas ações, a organização promove a cidadania na comunidade do seu entorno.
  • Exercício da capacitação profissional, onde a Educação Profissional é oferecida aos membros da comunidade local;
  • Estratégia de integração social, onde a organização busca criar condições para atingir uma maior e efetiva inclusão social.

Para a Escola Natasha Franco Vieira as definições destacadas exibem sua filosofia e valores na atuação junto à comunidade.

Desde sua inauguração, a Escola Natasha Franco Vieira participou de projetos sociais a fim de oferecer Educação Profissional gratuita à comunidade, como:

pp

Juventude Cidadã 2006
Jovem Aprendiz  desde 2006
Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC  desde 2006
Plano Nacional de Qualificação – PNQ 2007
EJA  2008 a 2010
Plano Nacional de Qualificação Profissional -Planseq  2009 a 2011
Tecsaúde  2010 a 2012
Programa Vence  desde 2011

Além dos projetos sociais a escola tem o programa de bolsas de estudo, onde é oferecido um número de bolsas, definido pelo Conselho Superior.

Ao final de cada ano letivo, a Escola Natasha Franco Vieira promove a FECOM – Feira Comunitária, onde a escola e seus parceiros oferecem serviços de utilidade pública à comunidade, gratuitamente.

A escola também dispõe de algumas datas, durante o ano letivo, para a participação em eventos comunitários, onde são oferecidos serviços na área da Saúde, serviços de utilidade pública e apresentações de projetos dos estudantes.

ed

at

A igualdade de oportunidades é uma expressão que merece nossas reflexões, particularmente porque consta de mandamentos legais e dos documentos nacionais e internacionais que nos apontam diretrizes para a educação inclusiva.

O princípio geral é o da igualdade de direitos a oportunidades, isto é, ao direito igual de cada um de ingressar na escola e, nela, exercitar sua cidadania, aprendendo e participando. Em sua infraestrutura existem rampas com inclinação adequada ao acesso para todas as dependências da escola, o que possibilita a circulação de pessoas com necessidades especiais sem barreiras entre as áreas externas e internas, as portas que dão acesso a salas de aula, laboratórios, biblioteca, banheiros, tem largura adequada que possibilita o circuito dos mesmos, bem como acesso prioritário ao estacionamento interno da escola.

As necessidades diversas dos estudantes promovem uma adequação ao estilo e ritmo de aprendizagem, garantindo uma educação diferenciada a todos, através de metodologias de ensino apropriadas, utilização de recursos humanos, materiais diversificados e parcerias com instituições especializadas.

Manual Do Aluno