natashar

nenc

A Escola Natasha Franco Vieira tem como mantenedor o Núcleo de Expansão da Mente e do Conhecimento (NEMC) que nasceu de uma parceria entre o Governo Federal no Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) e o Centro de Assistência e Promoção Social – Nosso Lar. No início das atividades, o Nosso Lar descentralizou a administração da escola para o Núcleo de Expansão da Mente e do Conhecimento (NEMC)  – um segmento do Nosso Lar no Município de Guarulhos.

Quando a Escola chegou ao município não estava sendo esperada pela comunidade, inicialmente sua construção foi prevista para Zona Leste de São Paulo, onde todas as negociações e articulações foram focadas. Como a prefeitura de São Paulo não deferiu a doação do terreno para a construção da escola, a Mantenedora decidiu mudar os planos e construir a Escola em Guarulhos, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2102 – Cocaia. Após aprovação do PROEP, a mudança para Guarulhos foi realizada sem articulação com o Governo Municipal.

asd

A Escola Natasha Franco Vieira mantida pelo Núcleo de Expansão da Mente e do Conhecimento (NEMC) é uma organização do terceiro setor, que atua em Guarulhos desde 2006 com o propósito da inclusão social de jovens e adultos através de cursos de formação profissional e da inclusão no mercado de trabalho. Sendo reconhecida pelo seu talento em cursos técnicos  e na formação do jovem aprendiz, sua identidade é mantida em sua missão, visão, valores.

Para viabilizar financeiramente os programas de aprendizagem, ligados à Lei 10.097/00, além das parcerias de empresas que contratam os jovens, a Escola possui parceiros em projetos sociais os quais atuam como financiadores, como a Petrobrás, Instituto Unibanco e FUMCAD. O título de Utilidade Público Municipal conquistado em 2008 e renovado em 2014 tem aumentado à credibilidade junto às empresas que promovem este tipo de financiamento.

Outros projetos sociais são os relacionados às políticas públicas de desenvolvimento, onde viabilizamos programas governamentais ligados à Qualificação do PROEJA E PROJOVEM, Brasil Alfabetizado e MOVA, Primeiro Emprego com Jovens Aprendizes, Requalificação Profissional, Plano Nacional de Qualificação, Plano Setorial de Qualificação Profissional, dentre outros. Estes programas são realizados, via de regra, em parceria com os órgãos públicos municipais,

Com o passar do tempo, a escola começou a participar do cenário político-educacional da cidade de Guarulhos, passamos a acompanhar muito de perto a maioria dos movimentos e fóruns de discussão, conquistando paulatinamente os espaços e a confiança da comunidade.

Hoje, dentro das políticas públicas existentes no município, estamos envolvidos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho Municipal da Assistência Social, no comitê da Juventude Viva e no Conselho de Segurança CONSEG. Ainda são feitas interfaces com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania; com a Secretaria da Educação, nos programas EJA, PROJOVEM e VENCE e com a Secretaria das Relações do Trabalho nos cursos desenvolvidos com base nas necessidades apontadas pela Comissão Municipal do Emprego.

Nos programas de responsabilidade social do município estamos ligados às instituições do terceiro setor, recebendo seus jovens para uma formação profissional mais consistente.

Com o setor produtivo, temos um portfólio de cerca de 60 empresas parceiras com as seguintes linhas de ação:

  • Contratação de jovens aprendizes;
  • Contratação de estagiários;
  • Contratação de serviços para capacitação de funcionários;
  • Contratação de serviços para desenvolvimento de ações sociais de formação/geração de renda do entorno das empresas.
de

Desde 2008 fomos reconhecidos como sendo de Utilidade Pública para o Município e consolidamos nosso nome frente ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

A adolescente Natasha Franco Vieira era ainda uma rosa em botão, com apenas treze anos de idade, na inocência dos sonhos de menina, quando foi ceifada desta vida, porque certamente o Sublime Jardineiro desejava aquela flor tão bela, para enfeitar seu jardim celestial. Entretanto, sua partida tão prematura para nosso entendimento, deixou um sentimento de tristeza e saudade nos corações daqueles que a conheceram.

Natasha era uma menina precoce para sua idade, em termos de bondade, compreensão da vida e inteligência. Sonhava com um futuro brilhante, que certamente o teria, se continuasse conosco. Hoje teria vinte anos de idade e com sua beleza, física e espiritual, faria com seu exemplo e vivência, um mundo melhor para se viver.

Mas, o melhor bálsamo para acalmar a dor da alma, é enfeitar a memória de nossos entes queridos, transformar nossas lágrimas em oração, converter nossa dor em obras efetivas, e prosseguir nas tarefas dignificantes em nome daqueles a quem amamos de verdade, que partiram antes, nesta grande viagem.

Este é um sentimento de amor verdadeiro, quando a dor se transfigura em obras, quando as lágrimas se convertem em escolas, quando a saudade se transforma em carteiras escolares, quando o vazio da ausência se enche se sorrisos de crianças e jovens que podem sonhar e viver com alegria, porque a vida é o maior presente que Deus nos concedeu! É com sentimento de profunda alegria que podemos afirmar que hoje, a Escola Natasha é um recanto de sonhos e realidade. Sonhos que se realizam em cada estudante que se eleva no saber. Realidade que possibilita o saber como ferramenta de conhecimento para uma vida melhor.

Como foi nossa querida Natasha, somos plantadores de sonhos, acreditando ainda que tudo vale a pena, quando o ser humano é valorizado naquilo que tem de mais sagrado, que é o direito de viver com confiança e sonhar com alegria, sem medo de ser feliz. Num mundo muitas vezes incompreensível de dor, violência e desigualdades, a Escola Natasha é um oásis em que se planta sonhos, para que no futuro possa ser colhida uma realidade mais justa e digna. Este sonho e esta filosofia de vida, será sempre o resultado da presença marcante de NATASHA entre nós, enriquecendo nossos dias, nossas vidas, nossa existência.

Núcleo da Expansão da Mente e do Conhecimento
N.E.M.C